sábado, 19 de janeiro de 2008

Onde está a união do povo de Poço

Onde está a União do Povo de Poço de Uibaí

Será que termos uma população bem educada com uma escola de alta qualidade não é benefício para todos?
Será que termos um posto de saúde funcionando para atendimentos básicos traz saúde para todos?
Será que nos reunirmos para comemorar os bons momentos não é agradável para todos?
Será que podermos auxiliar um membro da comunidade, prestando-se solidariedade não é bom para todos?

Essas são algumas perguntas que faço, relacionando com a comunidade de Poço de Uibaí.
Para se criticar o presente, é necessário fazer um passeio pelo passado. Pois bem, no Poço, tínhamos um colégio que era referência para toda a região de Irecê. Esse colégio perdeu a sua qualidade na última década. É raro termos alunos se destacando em concursos e vestibulares. Por que a população ainda não se reuniu para cobrar o resgate da qualidade do ensino, o qual superava os bons colégios particulares?

O problema da água doce tornou-se tão sério que foi preciso trazer a água de Mirorós para nos saciar. Essa água é fundamental, mas a nossa desunião contribuiu para que passássemos apuros e até sede. No pé da serra, existe um poço de boa vazão. Era só manter um bom motor funcionando e uma boa administração da água, que aquela já era suficiente para abastecer as casas. Não fomos capazes de sentarmos para conversar e propor. Era simples, se perfurava mais 02 poços e se construíam mais 02 reservatórios, cobrando do poder público, a sua construção. Com isso, aliado a uma campanha contra desperdícios, estaria resolvido o problema de água. Hoje, com a água de Mirorós, se temos cerca de 200 casas, umas pelas outras, colocando que cada uma gaste R$ 15,00, deve custar em torno de R$ 3.000,00 mensais. A nossa desunião custou caro desta vez. Alguém já se perguntou quanto custa para perfurar um poço? Quanto custa um motor? Pois é, o que já se pagou por essa água era suficiente para manter a água do "gasta sabão" por uns 04 anos.

Como já citei, sempre vou ao Poço. Todas as vezes encontrava o posto de saúde fechado. Perguntava aos mais idosos se eles mediam a pressão arterial. Eles diziam que raramente o faziam, pois não tinham como ir a Uibaí. Resolvi então entrar em contato com as autoridades de saúde, para que pusessem aquele posto para funcionar. Isso podia ter sido levantado em uma assembléia da comunidade.

Sempre existiu um grupo de jovens no Poço. Esses grupos além de prender os jovens a assuntos sociais relevantes, afastavam-os das drogas, impulsionando-os a conseguirem melhores condições de vida. Promovia-se palestras, apresentações culturais, campeonatos, prática de atos solidários, entre outros. Jovens do Poço, onde estão? Os que estão mais velhos hoje já lutaram no passado, hoje o dia de vocês. Vamos lá: organizar São João, trazer profissionais para dar palestras, fazer exposições, promover outras atividades para o enriquecimento cultural.

Sugiro, também, criação de um grupo de estudo. Como é tradição do povo do poço gostar de concurso, gostaria de formar a nossa “tropa de elite” em concursos, munindo os de informações, materiais, instruções e quando possível, de outros meios que os façam conquistar vagas de empregos sejam eles públicos ou não. Quem tiver mais algo a acrescentar envie-me uma mensagem.

Enquanto não resgatarmos a nossa união, estaremos sempre sendo superados pelos outros, sem perspectivas de futuro e facilmente enganados por aventureiros, passando dificuldades, cada um no seu canto, sofrendo seu tanto...

Nenhum comentário: