segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Olheiros eleitorais procuram membros de votos em Uibaí


Veja o quadro de vereadores e reflita.
Sede: Davi, Marcão, Dindo, Armênia, Vivi, Luiz Machado, Tarcísio, Dorisdei;
Povoados: Edson Filho

Um ano antes do pleito eleitoral em Uibaí, os "olheiros" percorrem o município à procura de pessoas que possam angariar votos para sua sigla. É um trabalho de estratégia. Apesar de vários vereadores possuirem na casa de 400 votos, esse número, sozinho, não é suficiente para atingir um quociente eleitoral necessário para ocupar uma vaga na câmara.
Então, cabe ir em busca, inicialmente, dos candidatos que podem ter na casa de 200 votos, 100 votos, 50 votos. Se encontrar 10 pessoas na casa de 100 votos, se consegue um quociente, isto é, uma vaga.
Fato interessante é que os candidatos que têm essa votação se acham importantes, por estarem sendo procurados por pessoas que ocupam altos postos na política municipal. Se eles soubessem que simplesmente irão ajudar os mais fortes a se elegerem, pois, ao atingir o quociente eleitoral, quem é eleito é aquele que teve mais votos dentro do partido ou coligação, nem se metiam a isso. É importante participar, mas a política em Uibaí está presa na mão de poucos, não surgem novos nomes. Participar apenas como coadjuvante pode não ser o melhor para si e para sua comunidade.
Se você tem um conhecido que está sendo cobiçado pelos líderes uibaienses explique esta hipótese, entenda se ele apenas está sendo usado; se vai gastar os seus recursos na campanha, para eleger a turma que tem mais votos.
Eles chegam assim: você filia ao nosso partido até dia 06, a gente te dá todo apoio e você se candidata. Você se sente lisonjeado, começa a trabalhar na pré-candidatura, consegue seus votinhos que vão eleger o "grandão" lá que já tinha mais votos e pouco gastou na campanha. Alguns já comeram a isca. E ficaram com cara de quê? Não há crime nisso, mas, no campo da moral, é um aproveitamento dos mais fracos.
Não é possível que, de nove vereadores, oito sejam da sede, residindo lá e apenas um seja dos povoados. Por que essa legitimação urbana? Não quero incitar uma disputa entre a sede e os povoados, mas acho que é incabível essa diferença desproporcional. É necessário que os eleitores dos povoados reflitam sobre essa situação, deixem de rivalidade e também valorize o que é seu, indo em busca da estratégia necessária a ocupar mais cadeiras no legislativo municipal, visto que existem distritos com eleitorado suficiente para atingir essa meta.

Nenhum comentário: