sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ficção: O aviso a Seu Mané!

E Mané do ouro dormia, em uma destas noites do mês de setembro, quando teve um sonho. Levantou-se e olhou para a serra. Conseguiu avistar a luz que tinha visto no sonho. Ao amanhecer, ele disse para sua esposa que iria caçar. Deslocou-se até a serra, para, na verdade, desvendar aquele mistério do sonho.
A Serra Branca, trata-se de uma elevação, pertencente ao município de Uibaí na Bahia, distante uns 30 km do local onde foi encontrado bastante ouro, na cidade de Gentio do Ouro. Seu Mané, ao chegar ao local onde supostamente a luz aparecia, teve um grande susto. Repentinamente, surgiu um som estranho, como se fosse de sanfona, anunciando alguma descoberta.
Ele ficou trêmulo, mas curioso. Precisava desvendar aquele mistério. Quando ele se afastava do local, tudo voltava ao normal. Era se aproximar de um ponto e lá o som surgia, cada vez mais forte.
Seu Mané observou que havia umas pedras soltas e começou a recolhê-las. Para sua alegria, encontrou um pequeno baú de madeira, com cerca de cinco pedras brilhantes.
Ao retornar para casa disse a sua esposa: Maria, arrume as malas, vamos embora! Dona Maria, sem entender, disse: - Ir embora, por quê? Por que precisamos! Vamos.

Recolheram algumas roupas em um malote, e seguiram para Irecê. Lá, ele sabia de um comprador de ouro que viajava constantemente para Jacobina, Gentio do Ouro e Lençóis. Mostrou-lhe as pedras encontradas. O comprador ficou encantado e disse: você está rico. Este é um tipo de ouro dos mais valiosos, tanto pela qualidade, como pela fórmula. Onde encontrou? Seu Mané disse: - não posso revelar. Apenas compre o material, passe-me o dinheiro, que irei embora. Seu Mané recebeu um valor que deu para comprar uma casa em Salvador, uma em Feira de Santana, três tratores, cinco casas em Irecê, uma casa para cada filho, e ainda ficou com uma boa quantia na poupança. 

Nenhum comentário: